Descarte irregular de lixo preocupa moradores do bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas
Comunidade pede providências urgentes, como a limpeza e fiscalização das autoridades
Moradores do bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas, denunciaram o descarte irregular de lixo em uma área que deveria ser destinada ao lazer da comunidade. A situação tem gerado preocupação com os riscos à saúde e à segurança da população.
A questão é no cruzamento da Rua dos Bálsamos com a Rua dos Angás. A denúncia relata transtornos devido ao descarte irregular de lixo em um espaço que deveria funcionar como praça pública, mas foi transformado em uma ponte de acúmulo de resíduos.
“Eu já cansei de tirar foto de pessoas que vêm com carretinha jogar lixo aqui. Eles colocam até fogo, minha menina fica com crise, ruim, e tem que ir para o hospital”, disse a moradora Eliane Regina Silva.
Conforme relatos, além do mau cheiro e da sujeira, há a presença constante de animais peçonhentos, o que aumenta o risco para quem vive nas proximidades. Eliane contou que já tentou realizar reclamações formais junto à prefeitura, mas não obteve resposta.
“Liguei lá antes de ontem, eles me passaram um número que chama, mas ninguém atende. Tem muito político que sai na rua pedindo voto, agora, nós que estamos pedindo ajuda”, ressaltou Eliane.
Em nota, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Obras Públicas, informou que a limpeza da área citada já foi realizada em outras ocasiões, porém o recorrente descarte compromete a manutenção. Confira a nota na íntegra.
Nota completa
“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Obras Públicas, informa que a limpeza da área citada já foi realizada em outras ocasiões, porém o recorrente descarte irregular de resíduos no local compromete a manutenção da limpeza. Para a execução do serviço, também é necessário que os animais que permanecem na Área de Preservação Permanente sejam retirados da área. Além disso, a realização da limpeza depende das condições climáticas, uma vez que, em períodos chuvosos, as máquinas não conseguem operar adequadamente no terreno.
Vale ressaltar que o município realiza ações de monitoramento frequentemente e faz orientações acerca da destinação correta dos resíduos, em busca de promover a conscientização da população.
Em relação ao projeto de implantação da praça, a prefeitura informa que, no momento, não há previsão orçamentária e financeira para execução da obra neste ano. A elaboração de projetos ocorre somente após a disponibilidade de recursos financeiros pela secretaria responsável”.
Leia também
